SEBASTIÃO TENÓRIO ROCHA
é natural de Pedra, Pernambuco. Residiu 10 anos no Seridó, precisamente na cidade de Caicó, incorporando no seu jeito de ser e sentir os costumes locais.
No ano de 1972 migrou para a capital potiguar e lá permanece até os dias hodiernos, intercalando com viagens tanto pelo Brasil como internacionais, sob a alegação de visitas a filhos e netos.
Graduado em Letras pela UFRN, lecionou as disciplinas de Inglês e Português, na rede pública. Participou de excelentes cursos de inglês tanto no Brasil como no Estados Unidos da América.
Foi professor titular do tradicional e conceituado Colégio Estadual do Atheneu do Rio Grande do Norte, localizado na sua capital. Este foi fundado em 1834 pelo Presidente da Província Basílio Quaresma Torreão. Trata aqui da segunda mais antiga instituição escolar nordestina, considerando o Ginásio Pernambucano fundado em 1825.
O professor Tenório é, entrementes, um grande apreciador literário, sempre opinando, sugerindo, incentivando e apoiando a literatura potiguar, sobretudo a seridoense.
A literatura é uma arte que se expressa por meio de palavras. Os gêneros literários podem ser classificados como narrativo, lírico ou dramático. Os textos literários podem ser subcategorizados, ou seja, um gênero pode ser subdividido.
E, sobre as suas viagens, nos confidenciou que nenhuma, em que pese as internacionais, nenhuma visita ou passeio se compara ao lugar denominado Seridó.
"É uma emoção indescritível. Única. Sem comparações outras."
Comentários
Postar um comentário