JOSÉ ROBERTO E A ESCRITA SOBRE OS MEDEIROS

  José Roberto de Medeiros, seridoense nascido em Caicó, em 28 de dezembro de 1957, é uma figura multifacetada que se destaca como engenheiro, escritor e zelador da história familiar. 

Filho de Manoel Ageu de Medeiros e Darcy Dalva Bezerra de Medeiros, sua linhagem remonta a patriarcas do Seridó, sendo descendente de Rodrigo de Medeiros Rocha, um dos pioneiros da região. 

Seu livro, "Famílias Pioneiras dos Açores e do Seridó", publicado pela gráfica Eskenazi, é um notável resultado de suas pesquisas históricas e genealógicas, que comprovam a ascendência sefardita de sua família e de outras que compõem o tecido social do Seridó.

A obra revela, com notável esmero, a ancestralidade de Rodrigo de Medeiros Rocha e de seu irmão, Sebastião de Medeiros Mattos, evidenciando a profunda conexão entre as primeiras famílias que se estabeleceram no Seridó e as ilhas portuguesas dos Açores.

A jornada educacional de José Roberto teve início em Caicó, onde foi alfabetizado no Grupo Escolar Senador Guerra, em 1964, e concluiu o primeiro ano primário no Externato Dom Bosco, em 1965. Prosseguiu seus estudos em Campina Grande, na Paraíba, no Colégio Técnico de Química Industrial, e os finalizou em Natal, nos Colégios Winston Churchill, onde cursou o segundo e terceiro ano científico.

Em 1976, ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), graduando-se em Engenharia Elétrica em 1980. Sua expertise técnica o levou a ocupar cargos de gerência e diretoria na Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), entre 1980 e 2003, e a presidência da mesma companhia entre 2003 e 2014. Posteriormente, presidiu a Companhia de Eletricidade da Bahia (COELBA), entre 2014 e 2017.

Em sua trajetória, José Roberto também se destacou militarmente, obtendo a primeira colocação na Turma de Aspirantes a Oficial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), em 1976, feito que lhe rendeu um elogio publicado no Boletim Interno do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado.

José Roberto de Medeiros casou-se com Ana Lucia Dantas de Medeiros em 2 de maio de 1982, em Natal, com quem teve três filhas: Analu Dantas de Medeiros (nascida em 1984), Aline Dantas de Medeiros (nascida em 1987) e Alice Dantas de Medeiros (nascida em 1994). Analu, por sua vez, uniu-se a Evandro José da Fonseca Vasconcelos, em 2018, e deu à luz a primeira neta da família, Olívia Medeiros Vasconcelos, em 2021. Aline casou-se com Diogo Emmanuel Bezerra Nelson, em 2022.

Em reconhecimento à sua notável contribuição, José Roberto de Medeiros foi agraciado com o Título de Cidadão Mossoroense em 2004 e o Diploma de Mérito Alferes Tiradentes, concedido pela Academia Brasileira de Odontologia Militar em 2007. 

A publicação de sua primeira obra, em 2022, foi fundamental para a obtenção da cidadania portuguesa, baseada na descendência de judeus sefarditas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO PEREIRA DE MEDEIROS (1935-2025)

IGNEZ SEGUNDA MARÇAL, A FILHA DE BASÍLIO FERREIRA DOS GARROTES

A GESTÃO DO DR. JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO