NAILSA DE BRITO SALDANHA

 

 traz em sua ascendência a marca de tradicionais troncos familiares do Seridó. 

É filha de Clideror de Brito (1910–1990) e de Maria das Neves Bezerra de Brito (1916–2009). Pela via materna, Nailsa é neta do memorável Silvino Adonias Bezerra (1891–1959), conhecido pela alcunha de "Silvino Balá".

A genealogia de Silvino Balá remonta a figuras proeminentes da região, pois era filho de Félix de Araújo Pereira, o "Félix da Pendanga", e de Maria Getúlia Bezerra de Araújo Galvão (1863–1940). 

Aprofundando-se nas raízes deste avô, encontram-se seus avós paternos, Félix Pereira de Araújo (o "Félix dos Garrotes") e Maria de Araújo Pereira; e seus avós maternos, o Coronel Silvino Bezerra de Araújo Galvão (1836–1921) e Maria Febrônia Bezerra de Araújo Galvão (1838–1908).

Nailsa uniu-se em matrimônio a Antônio Willy Vale Saldanha, ilustre filho de Jardim de Piranhas, nascido em 24 de julho de 1938. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Willy Saldanha construiu uma sólida trajetória na vida pública, iniciada em sua terra natal. 

Em 1962, filiado à União Democrática Nacional (UDN), elegeu-se vereador, cargo que ocupou por duas legislaturas.

Sua ascensão à política estadual consolidou-se nas eleições de 1974, quando conquistou seu primeiro mandato como Deputado Estadual. O ápice de sua carreira legislativa ocorreu durante o seu terceiro mandato, entre 1985 e 1987, quando presidiu a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Nesta condição, exerceu interinamente a chefia do Poder Executivo, ocupando o cargo de Governador do Estado. Além da atuação parlamentar, Willy Saldanha desempenhou relevantes funções administrativas, tendo sido Diretor da Companhia Industrial de Desenvolvimento Agrário (CIDA) e, mais tarde, em 2014, Diretor-Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN). Foi nesta oportunidade que recebeu a visita do advogado Gregório Celso, de Açu, para tratar de assuntos burocráticos e históricos, reunião esta, que presenciamos na condição de acompanhantes.

Antônio Willy Vale Saldanha faleceu em 16 de novembro de 2016. Em reconhecimento aos seus serviços prestados ao desenvolvimento regional, a Assembleia Legislativa aprovou um Projeto de Lei, de iniciativa do deputado Gustavo Carvalho, que denominou "Deputado Willy Saldanha" a rodovia RN-288, estrada que conecta os municípios de Caicó e Jardim de Piranhas, perpetuando seu nome na geografia do Seridó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO PEREIRA DE MEDEIROS (1935-2025)

IGNEZ SEGUNDA MARÇAL, A FILHA DE BASÍLIO FERREIRA DOS GARROTES

A GESTÃO DO DR. JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO