UMA VISITA AO PRIMO RAIMUNDO PEREIRA DE MEDEIROS

 

É com profundo respeito que dedicamos nossos votos de prosperidade e sabedoria a nosso primo, descendente direto do português Rodrigo de Medeiros Rocha. Nele, perpetua-se o  sangue seridoense que floresceu na Fazenda Remédios, local que, com o tempo, acolheu nossa primogênita.

Rodrigo, nosso ancestral, era oriundo da Freguesia de São Pedro da Ribeira Seca, situada no Concelho da Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, nos Açores, Portugal. Após sua migração para o Brasil, fixou-se e veio a falecer na já mencionada localidade, a qual se tornou o berço de uma nova geração.

Sobre Rodrigo de Medeiros Rocha, o registro histórico revela detalhes de sua origem:

"Rodrigo, filho de Manoel de Matos e de sua mulher Maria de Medeiros, naturais e moradores nesta freguesia do Apóstolo São Pedro da Ribeira Seca, nasceu aos 21 dias do mês de janeiro de 1709. Em 26 de janeiro do mesmo ano, foi batizado nesta igreja paroquial pelos seus pais, pelo Padre João de Souza Freyre, vigário da dita igreja. Foi padrinho Manoel de Frias Pereira, freguês desta freguesia. Testemunhas foram João da Silva e Antônio da Silva, também fregueses desta freguesia. Eu, Francisco de Souza da Motta, cura, fiz este termo para constar. João da Silva. Antônio da Silva."

Este documento, um testemunho do passado, demonstra o zelo com que respeitamos nossas raízes e mantemos vivo o legado de nossos antepassados, permitindo que a história familiar ressoe através das gerações.

A obra "Memórias", de autoria de Aldo de Medeiros Lima, a qual Raimundo apresenta é um registro de valor inestimável, que oferece um olhar aprofundado sobre a sua vida e a vasta genealogia de sua família. O autor, nascido em 30 de agosto de 1931, veio ao mundo na antiga sede da Fazenda Malhada Vermelha, localizada no território que hoje integra o município de Parelhas.

Aldo de Medeiros Lima era filho de José Arnaldo de Medeiros e de Florisbela Leonor de Lima. Sua ascendência paterna remonta a Avelino Vieira de Medeiros e Delmina Etelvina de Oliveira, enquanto sua linhagem materna o conecta a José Joaquim Ferreira Lima e Maria Magdalena Valentina de Mello. A árvore genealógica se expande nos bisavós: Antônio Marcelino de Medeiros, Ana Vieira de Medeiros, José Francisco de Oliveira Gomes, Idalina Franklina de Azevedo, José Marques Ferreira Lima, Feliciana Maria de Jesus, Valentim Dias de Macedo e Edeltrudes Maria da Nóbrega.

O autor foi casado com Anna de Senna Medeiros, com quem teve cinco filhos: Aldo de Medeiros Filho, Ana Débora Medeiros Bezerra de Melo, José Arnaldo de Medeiros Neto, Hilda Senna de Medeiros Mariz e Luiz Gonzaga de Senna Neto.

A obra "Memórias" é um livro raro, um testemunho que, pela sua escassez, se configura como um precioso artefato histórico e familiar. O livro preserva não apenas a memória de um homem, mas também a complexa trama de relações e descendências que moldaram a história de sua família e da região do Seridó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO PEREIRA DE MEDEIROS (1935-2025)

IGNEZ SEGUNDA MARÇAL, A FILHA DE BASÍLIO FERREIRA DOS GARROTES

A GESTÃO DO DR. JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO