Major HORTÊNCIO PEREIRA DE BRITO (1905 - 1944)

Nasceu na Fazenda Pinturas – Acari/RN. Filho de Napoleão Antão Pereira de Britto e Anunciada Bezerra de Britto. Neto do renomado Félix de Araújo Pereira (Félix dos Garrotes) e descendente do português colonizador Tomaz de Araújo Pereira.
Terminou o curso primário no Grupo Escolar Tomás de Araújo da sua cidade. Em 1920 foi para Natal/RN estudar no Colégio Marista onde fez o preparatório para ingressar na Escola Militar no Rio de Janeiro. Foi admitido, saiu Aspirante-a-Oficial, na 5ª. Turma, no dia 25 de janeiro de 1932. Com a criação dessa nova arma aérea ele optou pela aviação. Já 2º. Tenente-Aviador, inaugurou a linha do Correio Aéreo Militar entre Rio de Janeiro e Mato Grosso. Inaugurou a linha do CAM para Mato Grosso no final de 1932. Foi o 1º Comandante do Destacamento de Aviação de Campo Grande, 23 Jan 1934. É promovido a 1º. Tenente-Aviador em 1934 e transferido para o Regimento de Aviação em Curitiba. Em 1935, ainda como 1° Tenente-Aviador, fez parte como piloto militar da comitiva do Governo Federal em visita à Argentina e Uruguai. Em 1936, acompanhado do colega também 1° Tenente-Aviador Ricardo Nicoll inaugurou a linha do Correio Aéreo Militar entre o Rio de Janeiro e Assunção no Paraguai pilotando um avião monomotor, Waco Cabine-C-47. Em 1939, acompanhado do Capitão Roberto Carlos de Assis Jathay, inaugurou a rota Rio de Janeiro a Região do Tocantins, desta vez usando um pequeno monomotor - avião Belanka K-25. Voltando a Capital Federal (Rio de Janeiro) matriculou-se no curso de Engenharia Civil em Juiz de Fora concluindo no ano de 1943,daí fez uma especialização em Engenharia Aeronáutica nos Estados Unidos. Ao regressar, foi indicado para Sub-Comandante do Parque da Aviação no Campo dos Afonsos/Rio de Janeiro, já como Major-Aviador-Engenheiro-Aeronáutico. Participou também, como supervisor, da construção do Aeroporto de Belém. Quando das suas viagens ao Norte do país, costumava passar por Acari onde providenciou uma pista de pouso nas proximidades da casa da fazenda dos pais, onde ele pousava com frequência. Hotêncio Pereira de Brito era casado com a senhora Beth Leig de Britto e da união nasceram os filhos Ellyn e Otto L. Leig Pereira de Britto. No dia 17 de março de 1944, fazendo teste num avião bimotor LODSTAR, no Campo dos Afonsos, sofreu pane na decolagem caindo em seguida. Não sobreviveu. Depois de falecido, foi honrosamente elevado a Tenente-Brigadeiro.
Hortêncio Pereira de brito Sobrinho.
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