BENVENUTO PEREIRA DE ARAÚJO NETO
Natural de Currais Novos, Benvenuto Pereira de Araújo Neto, carinhosamente alcunhado de "Benga" por familiares e conterrâneos, integrou uma das mais influentes dinastias políticas da história do Rio Grande do Norte.
Sua linhagem o conectava diretamente ao poder estadual: era irmão de José Cortez Pereira de Araújo, ex-governador do Estado, e de Maria do Céu Pereira Fernandes, figura pioneira que marcou época como a primeira mulher a exercer o mandato de deputada estadual no Brasil.
Seus laços de parentesco estendiam-se ainda a Santana do Matos, sendo ele cunhado do líder político Aristófanes Fernandes e tio do ex-deputado Paulo de Tarso Fernandes.
A vida pública de Benvenuto foi caracterizada por uma atuação dual, tanto no legislativo quanto no executivo.
Filiado à Aliança Renovadora Nacional (Arena), exerceu o mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte por duas legislaturas consecutivas, cobrindo o período de 1967 a 1975 (incluindo a 50ª Legislatura).
Contudo, sua carreira sofreu um grave revés imposto pela conjuntura política nacional. Em 4 de agosto de 1976, sob a égide do rigoroso Ato Institucional nº 5 (AI-5), o Presidente da República Ernesto Geisel assinou um decreto que atingiu o núcleo da política potiguar.
O documento determinava a cassação de mandatos e a suspensão dos direitos políticos, pelo prazo de dez anos, de diversas lideranças.
Benvenuto Pereira foi um dos atingidos, tendo seus direitos suspensos no mesmo ato que puniu seu irmão, o ex-governador Cortez Pereira, o deputado federal Ney Lopes de Souza, além de figuras como Arimar França, Tarcísio Pereira de Araújo e Alcimar de Almeida e Silva.
Superado o período de exceção, Benvenuto retomou sua vocação política voltando-se para a administração municipal.
Foi eleito Prefeito de Santana do Matos, governando a cidade entre 1983 e 1988, sucedendo na administração ao Padre José Édson Monteiro.
Benvenuto Pereira de Araújo Neto faleceu aos 78 anos, encerrando um ciclo de vida dedicado à política seridoense e deixando seu nome inscrito nos anais da história legislativa e executiva do Rio Grande do Norte.

Comentários
Postar um comentário