GERALDO ALVES DA SILVA

 


 é natural do Sítio Barro Branco, no município de São José do Seridó (RN), onde nasceu em 29 de abril de 1940. 

Filho de Antônio Lopes da Silva e Almira Dias da Silva, raízes profundas daquela região, Geraldo teve seu despertar para a vida pública ainda na infância. Em 1948, na cidade de Jardim do Seridó, começou a acompanhar os passos de seu tio, Joaquim Alves, figura proeminente que exerceu os cargos de Prefeito daquela cidade e Deputado Estadual, recebendo ali as primeiras lições de política e cidadania.

No mesmo ano de 1948, estabeleceu-se em Cruzeta. Sua entrada efetiva na política local foi impulsionada pelo incentivo de dois grandes mentores: seu sogro, Francisco Inácio de Medeiros (o popular "Chico Louro"), e Pedro Etelvino de Góes. 

Sua trajetória partidária acompanhou as transformações políticas do país, iniciando-se na UDN, transitando pela ARENA e PFL, até fixar-se definitivamente no PMDB. A carreira eletiva começou vitoriosa em 1964, quando conquistou uma cadeira na Câmara de Vereadores. 

Posteriormente, serviu ao executivo como Vice-Prefeito por duas vezes e consagrou-se Prefeito por três mandatos (1989–1992, 1997–2000 e 2001–2004).

As gestões de Geraldo Alves transformaram a paisagem urbana e social de Cruzeta através de um vasto programa de obras estruturantes. 

No âmbito da habitação e urbanismo, sua administração foi responsável pela construção dos Conjuntos Habitacionais Francisco Inácio de Medeiros, Antônio Alves da Silva e Vicente Vital, além da edificação da casa residencial para o juiz da Comarca. 

O lazer e o convívio social foram privilegiados com a construção das praças Dr. Pedro Góes, Dr. Sílvio Bezerra de Melo (Praça de Eventos) e a Praça dos Ex-combatentes Francisco Adones de Medeiros, além da reconstrução do Parque Infantil Cícero Simão Bezerra e a revitalização do simbólico Cruzeiro das Almas.

Na saúde pública, destacou-se pela construção do Posto de Saúde na comunidade Rio do Meio e pela ampliação do antigo posto, que foi elevado à categoria de Unidade Mista de Saúde Abílio Chacon Filho. 

Já na educação e cultura, seu governo realizou a compra do prédio da CNEC (atual Escola Municipal Cônego Ambrósio Silva), construiu a Pré-Escola Profª Ester de Souza Galvão, reformou a Biblioteca Pública Municipal e atuou como adjunto na criação do Teatro Municipal "Coisas da Terra".

O desenvolvimento do município foi ainda impulsionado pela criação da Secretaria Municipal de Agricultura, pela implantação de um sistema de comunicação com 53 orelhões públicos e, no esporte, pela construção do Estádio de Futebol João Bosco de Medeiros Silva, o "Boscão", consolidando um legado de progresso em diversas frentes da administração pública.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOÃO PEREIRA DE MEDEIROS (1935-2025)

IGNEZ SEGUNDA MARÇAL, A FILHA DE BASÍLIO FERREIRA DOS GARROTES

A GESTÃO DO DR. JOSÉ BEZERRA DE ARAÚJO