CHICO DE BALÁ - ACARIENSE DE FIBRA
Francisco das Chagas Bezerra Fernandes — o conhecido 'Chico de Balá' — notabilizou-se como próspero agropecuarista e empresário do ramo hoteleiro, figurando como personalidade de proa na vida social e política acariense. Exerceu a vereança por duas legislaturas consecutivas, de 1989 a 1996, pautando sua conduta por exemplar espírito público.No âmbito familiar, casou-se com Lindalva Soares Dantas, filha de Jerônimo Soares da Silva e Inês Alzira Dantas. Desta união advieram os filhos: Felipe Dantas Bezerra, as gêmeas Libênia e Limênia Dantas Bezerra, além do benjamim da família, Fabrício Dantas Bezerra.
Os filhos trilharam os caminhos do genitor. Felipe destacou-se na vida pública ao assumir a vereança, revelando-se um jovem bem-humorado, educado e de grande popularidade. Fabrício, por sua vez, de trato cordial e disciplinado, dedicou-se ao ramo da hotelaria.
Francisco Bezerra é filho de Aristóteles Bezerra Fernandes e de Maria de Lourdes Bezerra Fernandes (1920–1947), tendo como irmãos Antônio Bezerra Neto (o 'Fernandão') e Eduardo Bezerra Fernandes, o 'Dual', que outrora ocuparam a cadeira de Prefeito de Acari.
No tocante à sua ascendência, ele é neto pela veia paterna de Antônio Bezerra de Araújo Fernandes (1886-1967) e Cândida Pires Pereira (1884-1967). Pela linha materna, descendia de Silvino Adonias Bezerra (1891–1959) — o célebre 'Silvino Balá' —, de quem herdou a referência nominal que o acompanhou por toda a vida.
Ainda por esta, é bisneto de Félix de Araújo Pereira, o 'Félix da Pendanga', e de Maria Getúlia Bezerra de Araújo Galvão.
Remontando ainda mais ao passado, figuram como seus trisavós: Félix Pereira de Araújo ('Félix dos Garrotes') e Maria de Araújo Pereira; e, pelo tronco materno, o Coronel Silvino Bezerra de Araújo Galvão e Maria Febrônia Bezerra de Araújo Galvão.
Comentários
Postar um comentário