Major HORTÊNCIO PEREIRA DE BRITO (1905 - 1944)



Nasceu na Fazenda Pinturas – Acari/RN. Filho de Napoleão Antão Pereira de Britto e Anunciada Bezerra de Britto. Neto do renomado Félix de Araújo Pereira (Félix dos Garrotes) e descendente do português colonizador Tomaz de Araújo Pereira. Terminou o curso primário no Grupo Escolar Tomás de Araújo da sua cidade. 

Em 1920 foi para Natal/RN estudar no Colégio Marista onde fez o preparatório para ingressar na Escola Militar no Rio de Janeiro. Foi admitido, saiu Aspirante-a-Oficial, na 5ª. Turma, no dia 25 de janeiro de 1932. Com a criação dessa nova arma aérea ele optou pela aviação. Já 2º. Tenente-Aviador, inaugurou a linha do Correio Aéreo Militar entre Rio de Janeiro e Mato Grosso. Inaugurou a linha do CAM para Mato Grosso no final de 1932. 

Foi o 1º Comandante do Destacamento de Aviação de Campo Grande, 23 Jan 1934. É promovido a 1º. Tenente-Aviador em 1934 e transferido para o Regimento de Aviação em Curitiba. Em 1935, ainda como 1° Tenente-Aviador, fez parte como piloto militar da comitiva do Governo Federal em visita à Argentina e Uruguai. Em 1936, acompanhado do colega também 1° Tenente-Aviador Ricardo Nicoll inaugurou a linha do Correio Aéreo Militar entre o Rio de Janeiro e Assunção no Paraguai pilotando um avião monomotor, Waco Cabine-C-47. Em 1939, acompanhado do Capitão Roberto Carlos de Assis Jathay, inaugurou a rota Rio de Janeiro a Região do Tocantins, desta vez usando um pequeno monomotor - avião Belanka K-25. 

Voltando a Capital Federal (Rio de Janeiro) matriculou-se no curso de Engenharia Civil em Juiz de Fora concluindo no ano de 1943,daí fez uma especialização em Engenharia Aeronáutica nos Estados Unidos. Ao regressar, foi indicado para Sub-Comandante do Parque da Aviação no Campo dos Afonsos/Rio de Janeiro, já como Major-Aviador-Engenheiro-Aeronáutico. Participou também, como supervisor, da construção do Aeroporto de Belém.

Quando das suas viagens ao Norte do país, costumava passar por Acari onde providenciou uma pista de pouso nas proximidades da casa da fazenda dos pais, onde ele pousava com frequência. Hotêncio Pereira de Brito era casado com a senhora Beth Leig de Britto e da união nasceram os filhos Ellyn e Otto L. Leig Pereira de Britto. No dia 17 de março de 1944, fazendo teste num avião bimotor LODSTAR, no Campo dos Afonsos, sofreu pane na decolagem caindo em seguida. Não sobreviveu. Depois de falecido, foi honrosamente elevado a Tenente-Brigadeiro.

  Hortêncio Pereira de brito Sobrinho

"Sou Catarina Brito, filha de Anália e irmã de Gutemberg Brito. Fiquei muito feliz em saber do seu site (através do meu genro Freire Neto). É ótimo poder rever minha querida cidade e amigos. Gostaria de dar minha colaboração. Como vocês falaram bastante sobre a Rua Major Hortêncio Brito, nada melhor do que completar o assunto mostrando a fotografia do homenageado junto à esposa Beth e aos filhos: Otto e Ellyn. Também, alguns dados que me foram fornecidos por Bebegue sobre a curta permanência de Hortêncio entre nós. Hortêncio Brito, nascido aos 28 de fevereiro de 1905 na Fazenda Pinturas (Acari), filho de Napoleão Antão Pereira de Brito e Anunciada Bezerra de Brito. Terminou o curso primário no Grupo Escolar Tomás de Araújo e, em 1920 foi para Natal fazer o preparatório para a Escola Militar, onde ingressou na Arma de Cavalaria. Foi desligado da Escola, ficando como professor de Matemática da mesma. Voltou à Escola Militar, na Arma de Aviação, de onde saiu aspirante. Como Capitão Aviador foi piloto diversas vezes do saudoso Presidente Getúlio Vargas e fez parte da Comissão de Honra que o Brasil enviou ao Chaco. Inaugurou o Correio Aéreo para o Paraguai, em pequeno avião sem segurança. Durante anos, foi subcomandante do Parque de Aviação no Distrito Federal e, em 1943, fez o curso de Engenheiro Aeródromo nos Estados Unidos, voltando a sua base em 1944. Faleceu como Major Aviador em 17 de março de 1944, num desastre de aviação, no Campo dos Afonso, onde servia no Rio de Janeiro. Abraços, Catarina Brito.” Os meus efusivos votos de agradecimento à senhora Catarina Brito. "A memória tem um poder de reprodução e de transformação do presente, um pouco espelho do passado, um pouco idealização de um devir coletivo" (eckert, p. 17). Guttemberg, "a morte do seu irmão Hortêncio não foi uma perda apenas para a Aeronáutica, foi também para o pais". JESUS, esta frase ouvimos papai dizer muitas vezes se referindo ao Brigadeiro Eduardo Gomes quando da sua campanha eleitoral à Presidência da República, em visita ao Acari naquele longínquo agosto de 1950, encontro no campo de pouso do Belém, construído pela iniciativa de tio Hortêncio e sob sua supervisão. Isso o Brigadeiro cumprimentando papai, uma vez que eles se conheciam devido às visitas que papai fazia ao seu irmão no Campo dos Afonsos/RJ,na década de 30 quando lá morava. Com muita satisfação herdei seu nome e em respeito ao SILÊNCIO DOÍDO dos meus pais deixei de colher muitas informações e fatos importantes. Há muitos anos pesquiso, estudo, tenho um bom acervo de fotos e muitas cartas dele endereçadas ao meu avô, Antâo e ao meu pai Guttemberg e uma vasta bibliografia; e já digitadas mais de vinte laudas sobre a trajetória desse herói nascido nos confins do Sertão do Seridó no RN, que se tornou um brilhante militar a serviço da Pátria. Este trabalho quando concluído será doado uma cópia à Câmara de Vereadores e a Biblioteca do Colégio Municipal que leva seu nome ai no Acari". 

                                                                       FONTE: Joselito Jesus de Araújo

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